A Rota Catarinense da Mandioca's profile

Museu Comunitario Engenho do Sertão

Museu Comunitário Engenho do Sertão
Bombinhas, Santa Catarina​​​​​​​
O Engenho do Sertão ou ”Engenho da Rô” como é mais conhecido na comunidade de Bombinhas é um Museu Comunitário e Ponto de Memória (um dos dois únicos em Santa Catarina), difusor de culturas ligadas ao patrimônio e ao desenvolvimento social.
Ele é a minha inspiração para este projeto. O primeiro engenho que conheci e onde fui convidado pela comunidade a fazer parte dela.
No museu, os saberes e fazeres da comunidade local podem ser percebidos através de narrativas e objetos - mobiliário, peças e utensílios - da época do povoamento açoriano. Cada um deles, em sua maioria feitos de forma artesanal e com matéria-prima natural, tem mais anos dos que a gente consegue imaginar. Só de pensar em uma colher de madeira antiga, que antes disso foi árvore e antes disso foi semente, não consigo aguentar minha vontade de fotografar e guardar esse registro com carinho e respeito para futuras gerações. O engenho da Rô, leva esse apelido justamente pela sua idealizadora a ”Rô do engenho” (Rosane Luchtenberg). Seu nome não pode ser dito sem se referir ao lugar e viceversa. Mulher, sonhadora e musa inspiradora para muitos, fundou o Instituto Boimamão em 1998, e por sua vez, possibilitou a aquisição e manutenção de um lugar que é a incubadora de projetos e eventos culturais da cidade.
Tudo ali tem muito amor, delicadeza e capricho, palavras tão difíceis de encontrar na nossa sociedade atual, como os objetos e ideais que nesse lugar se protegem.
”Somos aquilo que não esquecemos”- Obrigado Rô!
O Engenho do Sertão recebe em suas instalações turistas que querem conhecer mais da cultura local como também aqueles que procuram de uma hospedagem única na cidade.
O acervo do museu está guardado na “Casinha da Memória”, que também é um espaço acolhedor, de vivências e afetos, que sedia atividades educacionais, prosas e trocas de saberes. 
Além de ser um espaço para contar a história de Bombinhas e receber turistas, o engenho 
também acolhe oficinas e projetos de experimentação.
A cozinha do interior do barracão do Engenho, onde cada detalhe é uma poesía.
Os eventos sociais são quase algo cotidiano no Engenho. É só passar pela porta e sentir o cheirinho de café que já tem um grupo de pessoas compartilhando saberes e criando novos projetos. Mas se 
tiver esses quitutes, não fique com vergonha, experimente.
A qualidade das oficinas e cursos oferecidos no espaço é o que faz com que a comunidade
participe ativamente das propostas e valorize o lugar como uma academia cultural.
Ao contrário do que normalmente sentimos em lugares antigos, ali dentro cada um se sente a
vontade. E isso faz com que sejamos quem realmente somos. Não existem formalidades, somente respeito, sorrisos e alegria. É um fator comum que se repete com todo mundo que entra ali.
O Engenho é um espaço que convida a todos os seus visitantes a um momento de reflexão sobre a nossa história, nosso patrimônio. Um lugar que nos leva a sentir saudades daqueles tempos onde o 
artesanal e manual faziam parte do cotidiano.
O que se viu ontem já não está mais hoje e amanhã será novamente diferente. O patrimônio cultural resiste à pressão da especulação imobiliária e do poder econômico. As paisagens mudam a cada dia. 
Os engenhos de farinha são resistência!
Museu Comunitario Engenho do Sertão
Published:

Museu Comunitario Engenho do Sertão

Published:

Creative Fields